O básico de Equipamentos de Som – Parte 1 – Entrada

O básico de Equipamentos de Som – Parte 1 - Entrada

O básico de Equipamentos de Som – Parte 1 – Entrada

Olá amigos e amigas, tudo bem? Eu sou a Ivy! No post de hoje irei falar um pouco sobre o básico de uma estrutura de equipamentos de som. Mais especificamente, da parte de entrada.

Não existe uma festa ou evento sem som, não é mesmo? Seja na hora de tocar música ou fazer uma apresentação, é preciso ter este tipo de equipamento presente. Eles ajudam a fazer com que o som seja amplificado e ouvido por um número maior de pessoas.

Quem vê um sistema de som pode pensar que ele se resume a microfones e alto-falantes. Mas ele envolve muito mais do que isso. O alto-falante é, na verdade, a última parte de diversos dispositivos que amplificam, roteiam e processam o sinal de som.

A estrutura de equipamentos de som

De forma simplificada, um sistema de som serve para amplificar e ajustar a qualidade de um sinal de áudio. Depois ele gera uma saída correspondente para o alto falante, que é o que o público ouve.

Os equipamentos de som que fazem parte de um sistema podem ser divididos em quatro estágios básicos: entrada, mixagem, amplificação e saída. Agora vamos falar um pouco sobre cada um desses estágios e quais tipos de equipamentos de som se encontram em cada um deles.

Entrada

O primeiro passo é fazer a conversão da fonte de som para um sinal elétrico que pode ser enviado para os outros componentes do sistema utilizando um microfone ou aparelho de som.

Microfone

O microfone é um verdadeiro “transdutor” que converte o som acústico transmitido pelo ar para sinais elétricos que podem então ser processados e amplificados pelo sistema.

O som é, basicamente, a transmissão de vibrações através do ar. Essas vibrações – as ondas sonoras – viajam no ar fazendo com que o diafragma do microfone vibre. O diafragma fica preso a uma bobina de voz que vibra dentro de um campo magnético criado pelo imã do microfone, gerando assim um sinal elétrico correspondente.

Basicamente, este é o mesmo processo que ocorre ao contrário nos alto-falantes no fim do sistema de áudio.

Aparelhos de som

Os aparelhos de som são dispositivos que convertem dados codificados em uma mídia de gravação através de um sinal elétrico que pode ser processado e amplificado pelo sistema. Entre os tipos de aparelhos de som mais conhecidos estão os tocadores de CD, rádios digitais portáteis e os mais antigos gravadores e toca-fitas.

Por hoje é isso, pessoal. Na semana que vem irei falar mais sobre equipamentos de som apresentando a parte de mixagem.

Quer equipamentos de som de qualidade para o seu evento? Conte com uma empresa que tem anos de experiência na área. A Projetos Especiais é uma empresa responsável que trabalha com excelência no ramo de organização de festas e eventos. Não deixe de conhecer os nossos produtos e serviços!

Os nossos consultores irão atendê-lo de forma totalmente personalizada para oferecer as melhores soluções e garantir a sua total satisfação.

Quer receber mais dicas sobre organização de festas, casamentos, formaturas e muito mais? Continue acompanhando o nosso blog!

Até a próxima, pessoal!

Compartilhar esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *