Como garantir a segurança do evento ou festa

Como garantir a segurança do evento ou festa

Olá amigos e amigas! Eu sou a Ivy. Hoje trago para vocês um assunto muito importante, a segurança do evento ou festa.

Quando se está na fase de elaboração de um evento, precisamos pensar em tudo, inclusive na segurança dos que estarão presentes. A segurança do evento vai muito além da contratação de pessoas que irão garantir a segurança no espaço principal, no local de recebimento de ingressos e na portaria. É preciso pensar em detalhes estruturais e operacionais.

Garantindo a segurança do evento

A primeira coisa a se pensar quando estamos pensando em organizar uma festa ou evento é na segurança do local em si. Como está a estrutura? Está bem firme, sem riscos de danos físicos ou possíveis falhas?

Além disso, também é importante saber se o local comporta o número de pessoas que o evento pretende receber e se o local conta com todos os itens necessários para garantir a segurança das pessoas em caso de acidentes.

Por exemplo: Saídas de emergência nunca devem estar trancadas ou barradas de alguma forma. Este tipo de saída também não pode apresentar nenhum tipo de escada ou degrau, apenas rampas com corrimão.

Outro fator importantíssimo é o número de extintores de incêndio localizados no ambiente. É preciso seguir todas as determinações em relação a quantos extintores devem estar presentes no local, além do tipo de extintor que deve ser usado (CO2, H2O, Pó Químico ou Espuma Mecânica).

A sinalização das portas de saídas, das saídas de emergências, a presença de luzes de emergência e marcadores para os extintores também são essenciais para que toda a segurança do evento seja eficiente.

Para garantir que você estará fazendo o evento em um lugar com toda a segurança necessária, sempre procure locais que tenham o alvará de funcionamento atualizado. O alvará garante que aquele local pode funcionar com o que ele se propõe a fazer. Portanto, nada de economizar e procurar o lugar mais barato, segurança sempre em primeiro lugar.

Em alguns eventos, com muita gente ou muitas estruturas, é ideal que junto à equipe de segurança também haja uma equipe brigadista, responsável por conter incêndios e ajudar na orientação em caso de incidentes com fogos.

Pedir auxílio ao corpo de bombeiro para organizar os detalhes do combate a incêndios também é uma excelente ideia.

Alguns eventos como rodeios ou shows podem ter a necessidade de um carro de resgate com uma equipe de prontidão. Dependendo o caso é possível contratar uma equipe particular ou conseguir apoio da prefeitura onde o evento está sendo realizado.

Já em relação à equipe de segurança da festa, procure sempre contratar uma empresa com profissionais com experiência e formação na área. Novamente, não economize na hora de contratar estes serviços, o barato pode sair caro e até mesmo manchar a reputação do seu evento ou festa.

Estas são as dicas básicas para garantir a segurança do evento. Com elas o seu projeto com certeza será um sucesso!

Está procurando os melhores equipamentos e soluções para o seu evento? Conheça a Projetos Especiais. Temos tudo para a sua festa ou evento ser inesquecível para os seus convidados!

Até a próxima!

Compartilhar esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *