Como analisar o feedback de um evento para melhorar os seus serviços

Como analisar o feedback de um evento para melhorar os seus serviços

Olá amigos e amigas, tudo bem? Aqui é a Ivy da Projetos Especiais e estamos trazendo mais dicas para os organizadores de eventos, iniciantes ou com anos de experiência. Como muita gente sabe, uma das principais formas de melhorar o seu serviço é através do feedback de um evento. Mas você sabe como analisar esses dados de forma que vai te ajudar?

Essa não é uma tarefa nada fácil. É preciso saber como focar nos comentários que são construtivos e no feedback que apresenta sugestões interessantes. Seja por meio de comentários em páginas ou por questionário, existem algumas dicas que podem ajudar a entender melhor o feedback de um evento.

Dicas para analisar o feedback de um evento e melhorar nas próximas edições

Depois de coletar toda a informação necessária do evento, você pode seguir esses passos simples para facilitar bastante a análise do feedback. Assim ela será mais produtiva e as mudanças serão perceptíveis pelos convidados.

Primeiro passo – Criar categorias

A primeira parte do processo é organizar as informações com o uso de categorias. Pode ser uma planilha no Excel, um site ou até mesmo no papel. Depois de ler os comentários uma ou duas vezes, você vai perceber que eles podem ser divididos em categorias.

Por exemplo, é possível categorizar o feedback em comentários sobre: organização, informações, preço, qualidade técnica, atrações, localização, horário, entre outros tópicos relevantes. Cada evento terá categorias diferentes.

Segundo passo – Separe os comentários pelas categorias criadas

Agora você precisa separar os comentários nas categorias criadas. Caso o feedback tenha recomendações em mais de uma categoria, é só “quebrar” ele em dois. Ao separar cada comentário, você pode analisar o que é importante para a maioria dos convidados e traçar prioridades com base nessa informação.

Terceiro passo – Diferencie os negativos dos positivos

Marque e diferencie os comentários que são positivos e quais são negativos. Isso vai ajudar a focar no que você deve manter e o que precisa ser melhorado para os próximos eventos.

Quarto passo – Procure por padrões

Geralmente padrões começam a se formar e ficam óbvios depois de separar alguns comentários. Alguns convidados podem ter tido um mesmo problema, por isso é tão importante notar esses padrões. Na maioria das vezes esses padrões vão estar relacionados com as categorias que você criou.

Se você for capaz de entender o feedback de um evento passado pelos convidados, o seu serviço com certeza vai melhorar. Essa análise pode te ajudar a notar coisas que a organização deixou passar ou então garantir que um problema com o qual você estava preocupado, mas não é tão grave assim.

Para sempre garantir uma excelente opinião por parte dos convidados, conte com a Projetos Especiais! Com a gente você encontra as melhores soluções para locação de equipamentos para eventos em São Paulo. Não deixe de nos conhecer!

Compartilhar esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *