Gamificação em eventos: O que é como funciona

gamificacao-eventos

Gamificação em eventos: O que é como funciona

Olá amigos e amigas, tudo bem? Aqui é a Ivy da Projetos Especiais! Você já ouviu falar em gamificação? No post de hoje vamos falar sobre a gamificação em eventos e como você pode se beneficiar disso.

A gamificação é um processo que utiliza mecânicas de um jogo como desafios, pontos e narrativas aplicadas em diferentes lugares como empresas, estratégias de marketing e até mesmo eventos.

Quando aplicada em eventos, a gamificação pode trazer benefícios como maior engajamento do público, maior proatividade, experiências de alta qualidade, melhor comunicação e muitos outros.

Aplicando a gamificação em eventos

Quando for usar as técnicas de gamificação em eventos, é importante levar em consideração alguns pontos importantes:

  • É preciso ter um teor social para satisfazer as necessidades de reconhecimento dos participantes
  • A participação precisa ser recompensada de alguma forma
  • É preciso ter algum tipo de desafio para criar uma sensação de conquista
  • A competição entre os participantes deve ser amigável
  • Você deve definir os objetivos para que os participantes se sintam incluídos
  • Deve haver algum propósito específico ligado diretamente ao sucesso do evento
  • Deve ser surpreendente e divertido

Para que a gamificação seja bem-sucedida, é preciso definir os incentivos corretos que motivam a participação, considerando tanto motivações intrínsecas quanto extrínsecas.

Como motivadores extrínsecos podemos considerar aqueles que são externos, como recompensas, troféus e metas. Um bom exemplo seria um prêmio como um smartphone ou um vale compras.

Já os motivadores intrínsecos são os internos, que fazem as pessoas se sentirem satisfeitas e com sensação de vitória. Um exemplo seria ficar em primeiro lugar em um placar.

O ideal é apostar em uma combinação dos motivadores intrínsecos e extrínsecos. Os dois são muito importantes para uma experiência completa.

Existem diferentes formas de usar a gamificação a favor do seu evento. Um exemplo seria uma competição por quem tem a foto mais curtida no Facebook ou então quem usou mais a hashtag do evento nas redes sociais.

Outra opção criativa é um jogo de acertar respostas onde os participantes deverão ler ou ouvir algo sobre o evento para depois responder perguntas. Esse tipo de gamificação é muito bom para quando você quer que as pessoas aprendam mais sobre alguma ação da empresa ou até mesmo sobre o evento em si.

Essas são apenas algumas das formas de usar a gamificação em eventos.

E para qualquer tipo de ação, é importante também que o seu evento tenha bons equipamentos. Para isso, você pode contar com a Projetos Especiais. Trabalhamos com locação de palco, painel de LED, equipamentos de áudio e vídeo e muito mais! Entre em contato conosco para ter o melhor no seu evento!

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − dez =